ESCUTE COM ATENÇÃO

‘França e o Labirinto’ estreia como a primeira audiossérie com roteiro original do Spotify produzida no Brasil

Os fãs do Spotify no Brasil adoram uma boa história em áudio com roteiro, como evidenciado pela popularidade das audiosséries Sofia, Batman Despertar e Paciente 63 – adaptações em português do drama com tema de IA Sandra, do sucesso de super-heróis Batman Unburied e do thriller de ficção científica chileno Caso 63, respectivamente. O Paciente 63 chegou a passar três semanas como o podcast mais popular do país no Spotify. 

E a partir de hoje, os ouvintes poderão se aprofundar em uma nova audiossérie Original Spotify: França e o Labirinto. O thriller em português é a nossa maior produção de áudio de ficção no Brasil até o momento, e a primeira áudiossérie do Spotify a ser totalmente produzida no país. 

França e o Labirinto acompanha o detetive particular Nelson França em uma saga emocionante enquanto ele tenta solucionar um assassinato que parece familiar demais. Durante anos, Nelson ajudou a polícia em investigações, incluindo a que levou à prisão de um famoso serial killer. Agora, décadas depois, uma nova vítima é encontrada e França sabe que se trata do mesmo criminoso. Essa perseguição o levará a uma trilha repleta de fantasmas de seu passado. E essa trilha é ainda mais difícil de navegar quando se é totalmente cego.  

Ao longo dos 13 episódios da série, o senso de audição de Nelson é vital para ajudá-lo a resolver esse mistério. E para mergulhar os ouvintes ainda mais na perspectiva do detetive, França e o Labirinto é a primeira audiossérie Original Spotify a oferecer áudio 3D, por meio de técnicas de gravação binaural, que usam dois microfones separados pela largura de uma cabeça para reproduzir a forma como nossa audição funciona na vida real.

Criada em parceria com a Jovem Nerd, a plataforma de mídia brasileira conhecida por seu popular podcast NerdCast, França e o Labirinto conta com os fundadores do Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, como showrunners, e o ator Selton Mello como a voz de Nelson.

Para saber mais sobre a criação do programa, bem como sobre a crescente popularidade das audiosséries no Brasil, o For the Record conversou com Camila Justo,  líder de produção de podcasts do Spotify para a América Latina.

França e o Labirinto é a primeira audiossérie original do Spotify a ser totalmente produzida no Brasil. É uma conquista enorme!

Poder produzir conteúdo 100% brasileiro é uma oportunidade incrível para explorar nossa identidade e cultura de forma autêntica. Os brasileiros adoram conteúdo de ficção, e França e o Labirinto é um thriller de altíssima qualidade. 

A produção foi um longo processo que envolveu mais de 100 pessoas entre a equipe técnica e os dubladores. Entendemos que o que estávamos fazendo era algo inovador e, por isso, passamos por diferentes etapas, sempre com foco na qualidade.

Qual tipo de sucesso você obteve com os podcasts de ficção no Brasil até o momento?

O Brasil é um país que consome muitas novelas e séries, portanto, o conteúdo de ficção já faz parte da cultura brasileira. Isso nos deu algumas indicações de que as adaptações de podcasts de ficção poderiam ser um grande sucesso. Mas o engajamento dos ouvintes no Brasil foi ainda mais longe. Sofia, Batman Despertar e Paciente 63 ficaram entre os melhores podcasts do Spotify após seus respectivos lançamentos e ainda estão entre as 10 séries de áudio mais populares de ficção no Spotify até hoje. Além disso, o Paciente 63 ganhou o prêmio APCA de melhor podcast de 2021.

Por que é importante que os países tenham histórias inovadoras adaptadas a seus públicos?

Inovar histórias e iniciativas para o público de seu país e idioma ajuda a criar uma conexão mais profunda, uma maior identificação entre a história e o ouvinte. Isso aumenta a capacidade de relacionamento, a compreensão e o envolvimento, levando a experiências mais significativas e a conexões mais fortes entre os criadores e seus públicos.

Essa nova produção usa a tecnologia de áudio binaural para permitir que o ouvinte fique imerso na perspectiva do personagem principal. Como isso soará diferente para os ouvintes?

A tecnologia de áudio 3D tem a capacidade de proporcionar uma ilusão perfeita de realidade alternativa e mudar a maneira como nos relacionamos e nos comportamos em relação ao som. Esse recurso ajuda na construção de narrativas imersivas, aprimorando a experiência do ouvinte. 

Como queríamos que o ouvinte ficasse totalmente imerso no personagem principal, essa foi a melhor maneira de proporcionar essa experiência. O ouvinte ouvirá e sentirá tudo o que o personagem principal sente – se alguém sussurrar no ouvido dele, sussurrará no seu ouvido.

Como foi o processo de criação do roteiro?

O roteiro foi desenvolvido por Leonel Caldela e Fábio Yabu, e também contou com a consultoria e revisão de Lucas Radaelli, um deficiente visual que deu uma contribuição valiosa, já que o personagem principal é cego. 

O trabalho no roteiro começou em 2018, quando o Jovem Nerd teve a ideia da audiossérie. Começamos a trabalhar com eles em 2019 e sugerimos algumas ideias para proporcionar uma imersão total no personagem principal. Queríamos que o personagem principal, França, estivesse presente em todas as cenas, por isso optamos por não usar flashbacks ou narração.

Você poderia compartilhar alguns dos parceiros e talentos com os quais o Spotify trabalhou para dar vida a essa história? 

Para França e o Labirinto, fizemos uma parceria com alguns dos melhores talentos do Brasil. Os criadores e showrunners são os fundadores do Jovem Nerd, que estão nesse universo de áudio há 20 anos, e seu programa NerdCast é um dos podcasts mais populares do Spotify, com mais de 1,5 milhão de streams mensais. 

Em termos de atores de voz, temos Selton Mello, um ator conhecido e reconhecido no Brasil por grandes papéis na TV, cinema e dublagem. Também temos um time dos sonhos de dubladores brasileiros, incluindo Luiz Carlos Persy, Maíra Góes e Jorge Lucas, entre outros. E temos as participações especiais de Igão e Mítico, apresentadores do podcast Original Spotify Carona Podpah, além do roteirista e comediante Antônio Tabet. Além disso, todos os talentos de voz foram dirigidos pela talentosa Fernanda Barone.

O que você vê como o futuro do gênero podcast de ficção no Brasil? 

Estou ansiosa para ver o gênero de podcast de ficção continuar crescendo e se diversificando no Brasil. Esperamos que o França e o Labirinto inspire muitos criadores independentes a se aventurar no universo dos podcasts e a explorar diferentes formatos e estilos. 

Pronto para acompanhar  França na busca de um misterioso serial killer pela segunda vez? Escute todos os 13 episódios de França e o Labirinto dando o play abaixo.